Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_UyaraBarbozaMacedo_tcc.pdf474,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorMacedo, Uyara Barboza-
dc.identifier.citationMACEDO, Uyara Barboza. O elo entre a equipe gestora e a coordenação pedagógica dentro da coordenação coletiva. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA base deste trabalho consiste em entender como se dá o elo entre a equipe gestora e coordenação pedagógica e se esta relação é importante dentro das instituições de ensino. Vários autores contribuíram positivamente para a construção do referencial teórico e análise dos dados. Entre outros, estão: Fernandes (2007), Placco (2009), Pires (2010, 2014), Libâneo (2001) e Luke (2009). A forma utilizada para coleta de dados foi questionário dentro de uma abordagem qualitativa. Para aprofundar no assunto, o trabalho traz um contexto histórico da coordenação pedagógica no Brasil e no Distrito Federal, assim como o papel do coordenador e a função dos gestores na perspectiva de um trabalho pedagógico. A pesquisa qualitativa apresentada não é ação determinante de comprovação de fatos e sim um olhar assertivo do gestor escolar como participante do fazer pedagógico e contribuição nas coordenações coletivas. Os professores, como participantes do processo, contribuem com seu olhar sobre as relações entre gestor e coordenador dentro das coordenações coletivas. Diante do observado no estudo de caso, através dos questionários aplicados, os sujeitos falam das relações existentes na instituição pesquisada e como ela é positiva, mostrando como e quando ocorrem as coordenações coletivas e de que forma a equipe gestora, juntamente com os coordenadores, contribuem para o enriquecimento do trabalho pedagógico, concluindo então, que a participação do gestor escolar na coordenação coletiva é de suma importância, assim como as boas relações entre os profissionais envolvidos no processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.titleO elo entre a equipe gestora e a coordenação pedagógica dentro da coordenação coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T14:58:30Z-
dc.date.available2017-05-16T14:58:30Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16925-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDiniz, Sônia Regina-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons