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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorZanela, Lorraine Leite-
dc.identifier.citationZANELA, Lorraine Leite. O uso da prova multidisciplinar como instrumento avaliativo da aprendizagem. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em questão apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal. Teve como objetivo principal compreender como é utilizada a prova multidisciplinar para avaliar a aprendizagem dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a técnica do grupo focal. Por meio do estudo de caso constatou-se que a prova multidisciplinar utilizada pela escola em questão não avalia a aprendizagem dos estudantes efetivamente. O instrumento avaliativo limita-se a identificar as dificuldades em relação a determinados conteúdos, promover o interesse do estudante por outras disciplinas, contextualiza os assuntos trabalhados com o cotidiano e prepara os alunos para a resolução de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio e o vestibular. Ainda que a prova multidisciplinar cumpra diversas funções, o foco principal, que é avaliar a aprendizagem dos estudantes, não foi mencionado pelos professores. As respostas dos professores em relação ao uso da prova multidisciplinar na aprendizagem foram variadas, ou seja, podendo ser depreendida a falta de determinação de um objetivo específico para a prova, desconhecimento da própria metodologia ou a ausência da mesma, ou pela coordenação pedagógica pouco atuante na elaboração da prova e na discussão dos resultados. Tal fato pode ser devido a uma formação docente deficitária, ou pela descontinuidade de políticas públicas relacionadas à avaliação para a aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso da prova multidisciplinar como instrumento avaliativo da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T11:49:47Z-
dc.date.available2017-05-16T11:49:47Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16915-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoOliveira, Rose Meire da Silva e-
dc.description.abstract1This study presents the results of a qualitative research that was developed in a Public School in Brasilia, DF. The goal of this research was to understand how the Multidisciplinary Test is used for the purpose of evaluating the students from Elementary School (7 grade). Some methodological procedures were used to the gathering data such as questionnaires and techniques of focus group. Through of this research, we can analyze that the Multidisciplinary Test used in school does not evaluate the students effectively. The performance evaluation is limited only to identify the difficulty of the learners in some subjects, making the students will interest in other subjects, contextualize the subjects with real life of the students and prepare them to do tests such as national high school exam and Vestibular. The Multidisciplinary Test has many goals, but the principal goal, which is to evaluate the learners, was not told by the teachers. The answers of the teachers in relation of the use of the Multidisciplinary Test in learning were wide, in other words, there was not a determination of a specific objective for the test, a knowledge of the methodology or the lack of it or the pedagogical coordination is not acting on the elaboration of the test and on the discussion of the results. These elements can happen because there is a lack of the capable teachers, or a lack of public politicies in relation of the evaluation to the learning.pt_BR
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