Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barrenechea, Cristina Azra | - |
dc.contributor.author | Côrtes, Rogério Peregrino Braga | - |
dc.identifier.citation | CORTÊS, Rogério Peregrino Braga. O uso de recursos audiovisuais na implantação de projetos no CEMNB 01. 2015. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realização deste trabalho teve por objetivo avaliar como o desenvolvimento de projetos, mediados por meio de recursos audiovisuais, impactou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram esse ano, no Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante 01 (CEMNB 01), escola pública do Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro semiestruturado baseado em um processo “comunicacional”, dentro de um grupo focal. Durante a pesquisa, observou-se, também, que o CEMNB 01, portanto, não pode ser pensado como um ambiente distanciado da realidade biopsicossocial, mas um lugar onde há uma gama enorme de processos interativos, e os recursos audiovisuais surgem como expressão desses processos. Os alunos também observaram uma dimensão diferente da ferramenta audiovisual: de extensão da subjetividade humana. Outro aspecto apontado foi que esses recursos realmente impactaram o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, modificando ou reiterando a sua visão de mundo, respeitando-se as individualidades e as realidades vivenciadas por cada um que participou da pesquisa. Finalmente, destaca-se que esses recursos devem ser incorporados cada vez mais à escola, agregando a ela várias instâncias do processo de ensino-aprendizagem. Assim, os recursos audiovisuais continuarão a impactar as individualidades do CEMNB 01. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos audiovisuais na implantação de projetos no CEMNB 01 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T11:27:33Z | - |
dc.date.available | 2017-05-16T11:27:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16908 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Letti, Mariana Marlière | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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