Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RogerioPeregrinoCortes_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorCôrtes, Rogério Peregrino Braga-
dc.identifier.citationCORTÊS, Rogério Peregrino Braga. O uso de recursos audiovisuais na implantação de projetos no CEMNB 01. 2015. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA realização deste trabalho teve por objetivo avaliar como o desenvolvimento de projetos, mediados por meio de recursos audiovisuais, impactou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram esse ano, no Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante 01 (CEMNB 01), escola pública do Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro semiestruturado baseado em um processo “comunicacional”, dentro de um grupo focal. Durante a pesquisa, observou-se, também, que o CEMNB 01, portanto, não pode ser pensado como um ambiente distanciado da realidade biopsicossocial, mas um lugar onde há uma gama enorme de processos interativos, e os recursos audiovisuais surgem como expressão desses processos. Os alunos também observaram uma dimensão diferente da ferramenta audiovisual: de extensão da subjetividade humana. Outro aspecto apontado foi que esses recursos realmente impactaram o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, modificando ou reiterando a sua visão de mundo, respeitando-se as individualidades e as realidades vivenciadas por cada um que participou da pesquisa. Finalmente, destaca-se que esses recursos devem ser incorporados cada vez mais à escola, agregando a ela várias instâncias do processo de ensino-aprendizagem. Assim, os recursos audiovisuais continuarão a impactar as individualidades do CEMNB 01.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleO uso de recursos audiovisuais na implantação de projetos no CEMNB 01pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T11:27:33Z-
dc.date.available2017-05-16T11:27:33Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16908-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLetti, Mariana Marlière-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons