Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosana César de Arruda | - |
dc.contributor.author | Firmino, Sílvia de Fátima Trajano | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Sílvia de Fátima Trajano. Coordenador pedagógico: agente mediador na formação continuada do professor (a). 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta as contribuições da formação continuada na organização escolar, aborda o coordenador pedagógico como agente formador, mediador do processo de formação do docente e as contribuições existentes para a prática pedagógica. A coordenação pedagógica é uma função articuladora que integra professores, alunos, pais, gestores no desenvolvimento pedagógico da escola. Por esta investigação busca-se compreender a importância do papel formador do coordenador no auxílio à prática docente. Têm-se como objetivos avaliar sobre essa importância, bem como esclarecer o papel do coordenador como agente mediador para a formação profissional do docente, e analisar sobre a ação mediadora na promoção da formação continuada da professora. O campo empírico da coleta de dados foi uma escola pública localizada na cidade Região Administrativa de Samambaia/DF. Como instrumento de investigação utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas e subjetivas, aplicado a uma professora do 2º período da Educação Infantil, matutino, da referida escola. Há uma reflexão sobre as funções do coordenador que busca, em suas competências, contribuir com ações dinâmicas, incentivadoras e organizadas para estimular a formação continuada do professor. A pesquisa constatou que o coordenador é importante, que sua função é essencial para a articulação do trabalho coletivo e que como agente mediador corrobora com novos comportamentos, auxiliando na ação docente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico coletivo | pt_BR |
dc.title | Coordenador pedagógico : agente mediador na formação continuada do professor (a) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T11:13:32Z | - |
dc.date.available | 2017-05-16T11:13:32Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16903 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Linhares, Vânia Leila de Castro Nogueira | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|