Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KarinaGaviaoJunqueira.pdf560,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de gás de síntese a partir da cama de frango coletado no Distrito Federal por meio de gaseificação
Autor(es): Junqueira, Karina Gavião
Orientador(es): Ghesti, Grace Ferreira
Assunto: Biomassa
Cama de aviário
Fontes alternativas de energia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: JUNQUEIRA, Karina Gavião. Produção de gás de síntese a partir da cama de frango coletado no Distrito Federal por meio de gaseificação. 2014. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O petróleo é uma fonte energética limitada por ser de origem não-renovável. Sendo assim, a busca por alternativas de substituintes de combustíveis fósseis vem aumentando. Uma outra grande preocupação é o aumento de volume de resíduos produzidos por indústrias e atividades agrícolas, a qual traz grandes consequências ambientais, tais como emissão de gases nocivos ao efeito estufa (CH4, CO, NOx e SOx). O uso de biomassa para gerar energia já é uma opção empregada visto que tem potencial para suprir a necessidade energética local. O presente trabalho tem como objetivo analisar as biomassas de cama de aviário para geração de energia descentralizada. As amostras foram coletadas no Núcleo Rural Rio Preto, Planaltina, Distrito Federal, e foram analisadas a fim de estudar a viabilidade de geração de energia descentralizada. Os resultados observados apresentaram 14,46% de umidade e 11,97% de cinzas, sendo que do total, 40,06 % é carbono, 6,06 Hidrogênio e 4,82 Nitrogênio. Os resíduos representaram 49,06% da massa analisada. A cama de aviário, foi submetida a gaseificação em reator updraft, e apresentou os resultados de 16,5% de H2, 54,1% de CO, 24,1% de CO2 e 5,3% de CH4 e outros gases. Sendo assim, o uso da cama de aviário para produção descentralizada de energia é energeticamente viável e recomenda-se seu uso em ciclos combinados de geração de energia para melhor rendimento processual.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons