Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SaraReginaSilva_tcc.pdf805,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Sara Regina Damasceno-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Regina Damasceno. A atuação do coordenador pedagógico no processo de conhecimento e convencimento dos agentes pedagógicos na Escola Classe 05 do Paranoá. 2015. 32, [4] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa ocupa-se de realizar uma breve análise do cotidiano do coordenador pedagógico e suas atribuições na Escola Classe 05 do Paranoá, com o intuito de analisar que fatores contribuem para a distorção do papel do coordenador. Muitas dessas atribuições, são realizadas mais com um caráter colaborativo do que propriamente inerentes à sua função. Visa também investigar acerca do nível de conhecimento que os agentes educacionais têm a respeito do papel do coordenador e por conseguinte apresentar as soluções encontradas para que tais distorções possam ser de fato elucidadas. O questionário misto foi o instrumento de coleta de dados escolhido pela pesquisadora pois proporciona uma maior compreensão das respostas e uma análise futura mais fidedigna. Não obstante de tal realidade, para se conseguir êxito em determinadas atividades da dinâmica escolar, precisamos muitas vezes lançar mão da ação do convencer, ou seja, por meio de argumentos bem fundamentados, e estes têm seu aporte no processo de conhecimento da função de coordenador. Levar os pares a entender a necessária importância desse profissional dentro do contexto escolar e sua intervenção ao ditar o ritmo das atividades em parceria com seus pares formam o diferencial quando o foco é a qualidade de ensino; essa foi a conclusão a que se chegou ao fazer a análise dos dados obtidos. Uma escola que melhora seus índices de acordo com as avaliações institucionais realizadas ANA, Prova Brasil, entre outros, se justifica, pelo poder de articulação e medição do coordenador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.titleA atuação do coordenador pedagógico no processo de conhecimento e convencimento dos agentes pedagógicos na Escola Classe 05 do Paranoápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-15T15:15:24Z-
dc.date.available2017-05-15T15:15:24Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16873-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoBarbosa, Marcos Paulo-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons