Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MirianFiuzaBraga_tcc.pdf592,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorBraga, Mírian Fiuza-
dc.identifier.citationBRAGA, Mírian Fiuza. A dimensão subjetiva do coordenador pedagógico que (im)possibilita suas ações no contexto escolar. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar, com a contribuição da psicanálise, as ações do coordenador em seu espaço de atuação. Para isso foram analisados, dentro de uma unidade de ensino do Distrito Federal, os laços afetivos formados entre coordenadores e professores, sujeitos envolvidos no espaço da coordenação pedagógica. Considerando suas dimensões subjetivas, buscou-se teorizar a pesquisa com as proposições de Sigmund Freud, que envolvem as relações entre o consciente e o inconsciente, a questão das pulsões, dos desejos e dos sofrimentos psíquicos que, instalados na coordenação pedagógica, dificultam ou impedem as ações do coordenador pedagógico e colaboram para o fracasso das atividades no cenário escolar. No mesmo sentido, houve uma reflexão sobre o conceito do sujeito a partir do outro e a importância das memórias educativas na composição desse sujeito. A abordagem qualitativa foi utilizada como metodologia, a partir da observação, coleta e análise dos dados, juntamente com o referencial teórico. Assim, constatou-se que nessa escola, pela falta de reflexão acerca da complexidade do sujeito, tem-se instaurado sofrimentos, angústias e conflitos entre coordenadores e professores, além de ser verificado o domínio de atividades pedagógicas pela supervisão escolar, ocasionando a falta de identidade e perda de campo de atuação, a passividade do coordenador, por fim as impossibilidades de ações desenvolvidas por esses sujeitos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordLaços afetivospt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.titleA dimensão subjetiva do coordenador pedagógico que (im)possibilita suas ações no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-15T13:42:51Z-
dc.date.available2017-05-15T13:42:51Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16868-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons