Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ZildaDeSouzaCosta_tcc.pdf800,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva : intervenções do coordenador pedagógico na identificação de crianças com características de altas habilidades/superdotação
Autor(es): Costa, Zilda de Souza
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Projeto político-pedagógico
Crianças superdotadas - educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: COSTA, Zilda de Souza. Educação inclusiva: intervenções do coordenador pedagógico na identificação de crianças com características de altas habilidades/superdotação. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a importância das intervenções do coordenador pedagógico na identificação de crianças com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD). Foi utilizada a abordagem qualitativa e teve como técnica/ instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado a doze educadores de um Centro de Educação Infantil de Sobradinho. Realizou-se também, análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de avaliações de cinquenta e cinco crianças do primeiro período (quatro anos), do referido CEI. Os participantes da pesquisa demonstraram o entendimento de que, apesar do DF ser pioneiro no atendimento aos estudantes com essas características, nota-se ainda muito desconhecimento das necessidades e direitos desses sujeitos, dificultando sua identificação e a promoção de uma educação de qualidade, com respeito às diferenças e ritmos de aprendizagem, sendo inadmissível a “exclusão” de um determinado grupo dentro de um processo de educação inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons