Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VeronicaDaConceicaoSilva_tcc.pdf483,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional e o espaço e tempo da coordenação pedagógica
Autor(es): Silva, Verônica da Conceição
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: SILVA, Verônica da Conceição. A avaliação institucional e o espaço e tempo da coordenação pedagógica. 2015. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa tem como tema “A avaliação institucional e o espaço e tempo da coordenação pedagógica” e como objetivo geral: analisar se a avaliação institucional está sendo contemplada no espaço e tempo das coordenações pedagógicas, e para suporte deste, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar a concepção de avaliação institucional do coordenador pedagógico e analisar se/como a avaliação institucional tem subsidiado o trabalho na coordenação pedagógica. Para auxiliar a análise de dados, foram utilizados como procedimentos para levantamento de dados a entrevista semiestruturada e análise documental. A análise de dados mostrou que infelizmente a coordenadora pedagógica ainda não conseguiu fazer com que o tema da avaliação institucional e seus resultados fossem disseminados dentro do espaço e tempo das coordenações pedagógicas de forma reflexiva por todos os docentes, mas essa pesquisa conseguiu mostrar para a coordenadora que tal tema é extremamente relevante para um trabalho verdadeiramente pedagógico e crítico. Dessa forma, foi possível chegar às considerações finais de que esse tema tão importante ainda é visto e confundido como avaliação voltada simplesmente para as salas de aula e alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons