Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucineideSantosMol_tcc.pdf544,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorMol, Lucineide Santos Avelino-
dc.identifier.citationMOL, Lucineide Santos Avelin. Filmes: instrumentos de mediação pedagógica no processo ensino-aprendizagem. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar como os filmes contribuem no processo ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Classe 28 de Ceilândia. O interesse por essa investigação nasceu, primeiramente, pela facilidade pessoal do pesquisador em utilizar e adotar no seu dia a dia de trabalho as TIC‟s disponíveis, bem como por acreditar na importância dos avanços pedagógicos que a sua implementação pode gerar. Este trabalho reúne no corpo teórico um resumo da história das TIC‟s no Brasil, sua utilização nas séries iniciais, as metodologias de ensino utilizadas em relação as TIC‟S e o uso dos filmes como ferramenta pedagógica. Desta forma, aplicou-se uma pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de dez de questionários, tendo como participantes nove professores e um coordenador pedagógico nesta escola pública situada em Ceilândia- Distrito Federal, para analisar os avanços pedagógicos dos alunos com a utilização dos filmes, analisar ainda como os filmes são selecionados para a prática em sala; conhecer as estratégias de utilização além de, verificar a percepção dos professores em relação aos filmes. Os resultados da pesquisa quali-quantitativa, realizada, demonstram que os professores utilizam ilmes como rica ferramenta pedagógica, engrandecendo a qualidade das aulas, tornando as aulas mais prazerosas e interessantes, promovendo o envolvimento e participação dos estudantes, obtendo assim resultados positivos, contribuindo significativamente para a formação crítica; uma vez que os filmes e imagens midiáticas são facilitadores de conhecimento, potencializadores de informação e promotores de reflexões e senso crítico capacitando assim que os estudantes sejam capazes de analisar e refletir sobre os variados contextos sociais, intrapessoais e político.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilmes - uso na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema na educaçãopt_BR
dc.titleFilmes : instrumentos de mediação pedagógica no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T15:28:35Z-
dc.date.available2017-05-11T15:28:35Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16856-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Janaína de Araújo Teixeira-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons