Título: | O coordenador pedagógico no papel de articulador da educação e cidadania : participação da comunidade na escola |
Autor(es): | Sena, Priscilla Henrique |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Coorientador(es): | Dantas, Marcos Alberto |
Assunto: | Gestão escolar democrática Comunidade e escola Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 3-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | SENA, Priscilla Henrique. O coordenador pedagógico no papel de articulador da educação e cidadania: participação da comunidade na escola. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar o cotidiano escolar da rede pública do Distrito Federal: reprovação, desistência, brigas, violência, baixa participação da comunidade escolar e como isso pode influenciar no rendimento escolar. Propõe ações coletivas entre professores e coordenadores pedagógicos para que guie e oriente pais e alunos sobre reuniões e participação no cotidiano escolar. Aliar a participação da comunidade escolar, dentro da Gestão Democrática, com prática algumas das Leis, Direitos e Deveres do nosso país referente à educação básica. Além de sugerir soluções que possam ser mediadas pelo Coodenador Pedagógico e Gestorres que possam ser inseridas no Projeto Político Pedagógico das escolas e no sistema de renovação de matrículas das escolas públicas do Distrito Federal. Estas ações visam uma participação plena dos pais e responsáveis dentro das escolas, em especial as públicas, pois foi constado que em sua grande maioria, os pais e responsáveis não se interessam pelo rendimento dos alunos, em especial os de ensino médio. E finalmente, constado que através de uma participação diária, acompanhamento de dos pais e responsáveis, uma escola com propostas atraentes e projetos acolhedores há o aumento no rendimento escolar desses estudantes e consequentemente uma escola mais participativa. |
Abstract: | This study aimed to demonstrate the everyday school life of the public network of the Federal District: rejection, abandonment, fights, violence, low participation of the school community and how this can influence school performance. Proposes collective action among teachers and coordinators to guide and direct parents and students about meetings and participation in school life. Combine the participation of the school community, within the democratic management, practice with some of the laws, our country's rights and duties relating to basic education. And suggest solutions that can be mediated by the Pedagogical co-ordinator and Gestorres that can be inserted into the Pedagogical Political Project of schools and renewal system of enrollment in public schools of the Federal District. These actions aim at full participation of parents and guardians within schools, particularly public because it was noted that for the most part, parents and guardians are not interested in student achievement, especially in high school. And finally, consisted that through daily participation, follow-up of parents and guardians, a school with attractive proposals and projects for welcoming the increase in academic performance of these students and consequently a more participatory school. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015 |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|