Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16852
Título: | Avaliação institucional : perspectivas dos professores |
Autor(es): | Oliveira, Raquel Antunes Modes |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Pereira, Maria Susley |
Assunto: | Avaliação institucional - escola Avaliação educacional Professores |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Raquel Antunes Modes. Avaliação institucional: perspectivas dos professores. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A avaliação institucional é um instrumento que permite à escola se ver em toda a sua dimensão, já que contempla todos os segmentos, colaborando, assim, para a autoanálise escolar com vistas a renovar e melhorar as práticas existentes. Contudo, na maioria das escolas, esse tipo de avaliação ainda se faz presente de forma tímida caminhando a passos lentos, é fato que muitas escolas desconhecem sua importância e relevância no sentido de aprimorar a reflexão no cotidiano escolar e avançar na qualidade da educação. O presente trabalho ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal, denominada de Escola Mundial e teve como objetivo analisar se os professores que nela atuam percebem a importância da avaliação institucional como fator de melhoria na avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi um estudo de caso e os sujeitos foram os professores. Aplicou-se aos docentes, um questionário com questões abertas e fechadas e realizada uma análise documental. Os dados revelaram que, apesar de não haver muita clareza acerca dos objetivos da avaliação institucional e participação ativa no processo por parte dos professores, a maioria acredita que tal prática avaliativa é de grande valia enquanto mecanismo para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons