Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RicardoSousadaSilva.pdf342,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSiqueira, Marcus Vinícius Soares-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Sousa da-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Sousa da. Gestão e assédio moral na educação: uma análise da visão de docentes de uma instituição federal de ensino superior. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a visão de docentes de uma instituição federal de ensino superior acerca de práticas de assédio moral nas relações socioprofissionais à luz das tendências contemporâneas de gestão. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com base em entrevistas semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa são professores da instituição. A identificação destes se deu via acesso a documentos internos e externos à organização, disponibilizados nos meios de comunicação, os quais se referem à manifestação dos docentes em termos da violência moral no trabalho, enfatizando a questão do assédio moral no contexto acadêmico. A análise dos dados foi norteada pelo método de análise de conteúdo. Como resultados, notou-se a não objetividade quanto ao entendimento do fenômeno por parte dos colaboradores, que a organização do trabalho é fator de influência para a existência de casos de assédio moral, que a postura da organização no que tange a ação ética e moral no seu contexto tende a inibir ou a incentivar a ocorrência de infrações relativas a esses termos, que a existência de um sistema organizacional que permita a disseminação de informações relativa a prevenção e mediação de casos de violência moral é essencial. As recomendações para a organização e para pesquisas futuras foram feitas no final deste estudo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAssédio no ambiente de trabalhoen
dc.subject.keywordAssédio moralen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - corpo docenteen
dc.titleGestão e assédio moral na educação : uma análise da visão de docentes de uma instituição federal de ensino superioren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-05-09T15:01:35Z-
dc.date.available2011-05-09T15:01:35Z-
dc.date.issued2011-05-09T15:01:35Z-
dc.date.submitted2011-01-31-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1684-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1684pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons