Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LivonidiaMariaVieira_tcc.pdf745,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições do coordenador pedagógico no trabalho coletivo ocorrido no espaço e tempo das coordenações pedagógicas
Autor(es): Vieira, Livonidia Maria Gomes Nunes
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Ensino público
Trabalho coletivo (Educação)
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: VIEIRA, Livonidia Maria Gomes Nunes. As contribuições do coordenador pedagógico no trabalho coletivo ocorrido no espaço e tempo das coordenações pedagógicas. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade do Recanto das Emas, no Distrito Federal, e que buscou dar resposta a seguinte situação-problema: de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir para a efetivação de um trabalho coletivo? Através do objetivo geral analisa as contribuições do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. E com os objetivos específicos analisa a organização do trabalho pedagógico ocorrido no espaço e tempo das coordenações pedagógicas, e ainda, que mecanismo e/ou recurso são utilizados pela escola para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. A pesquisa foi construída com o suporte de referências teóricas sobre o assunto e enriquecida com dados coletados em campo. Neles encontram-se conceitos, reflexões e concepções das vertentes ligadas à atuação do coordenador pedagógico no espaço e tempo das coordenações pedagógicas ao conduzir um trabalho com foco no coletivo. No decorrer da pesquisa, percebe-se a dificuldade encontrada por esse profissional ao exercer a sua função, os entraves que o rodeia. Constata-se que não há respostas prontas para determinados problemas, mas caminhos que podem ser trilhados e que indicam possíveis sucessos nos trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentro da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons