Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16842
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RobsonTeixeiraAraujo_tcc.pdf697,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: TICs na escola : ferramentas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores
Autor(es): Araújo, Robson Teixeira
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: ARAÚJO, Robson Teixeira. TICs na escola: ferramentas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores. 2015. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta os dados de uma pesquisa realizada sobre o uso, como ferramenta pedagógica, das tecnologias de informação e comunicações – TIC - no Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho. Em uma análise quali-quantitativa observou-se que os recursos tecnológicos são usados de modo restrito na escola. A partir dos dados coletados com a aplicação de questionários, os docentes relataram que conhecem o que são tecnologia da informação e comunicação, embora a frequência de uso seja variável dependendo do turno e da disciplina. Os alunos também relatam a necessidade de um maior uso dos recursos tecnológicos, uma vez que muitos já dominam alguns destes recursos. Embora muitos dos professores já tenham feito treinamentos voltados para o uso das tecnologias, a maior parte dos docentes não usa softwares educacionais em suas aulas pelos mais diversos motivos. Observa-se, também, que muitos docentes também não incluem o uso de tecnologias em seus planejamentos pedagógicos embora concordem que o uso dos recursos é um grande diferencial no processo pedagógico. A constatação destes fatos permite uma argumentação no sentido de ocorrer um maior acompanhamento dos gestores escolares a fim de melhorar o planejamento pedagógico de modo a incluir as TIC no cotidiano escolar, bem como realizar treinamentos no local de trabalho para familiarizar alunos e professores no uso dos recursos disponíveis visando a melhoria das competências e habilidades escolares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons