Título: | Classe especial e o transtorno do espectro do autismo : ferramentas pedagógicas e processos avaliativos |
Autor(es): | Miranda, Pedro Cavalcante de |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Oliveira, Rose Meire da Silva e |
Assunto: | Autismo Coordenadores pedagógicos Educação especial |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 10-Mai-2017 |
Referência: | MIRANDA, Pedro Cavalcante de. Classe especial e o transtorno do espectro do autismo: ferramentas pedagógicas e processos avaliativos. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo: analisar métodos de ensino, ferramentas educacionais e instrumentos avaliativos utilizados para o trabalho pedagógico junto aos estudantes com transtorno do espectro do autismo pertencentes a uma turma de Classe Especial em uma escola da rede pública do Distrito Federal, bem como perceber as contribuições do coordenador pedagógico nesse processo. A importância desta pesquisa foi latente, já que explorou não apenas estratégias pedagógicas da ação com autistas, mas também a forma de orientar os coordenadores pedagógicos de sua atuação neste contexto, e,
consequentemente, contribuir no trabalho que os professores das classes especiais desempenham em sala de aula. Os resultados obtidos nos reportam à reflexão de aspectos que devem fazer parte da ação do professor da classe especial com alunos autistas e do coordenador pedagógico: sensibilidade no
ato pedagógico, valorização da formação continuada, criatividade e o trabalho coletivo, além de perceber que os processos avaliativos inseridos na classe especial devem caminhar na perspectiva da avaliação formativa. Quando se têm capacitação específica, clareza nos objetivos a serem alcançados, a
promoção do trabalho coletivo e o conhecimento significativo da realidade é possível realizar um trabalho qualificado na formação de professores para lidar com estudantes autistas e, consequentemente, a preparação destes alunos para as atividades da vida social e autônoma. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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