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Título: Coordenação pedagógica : possíveis implicações dos laços afetivos
Autor(es): Teixeira, Miguel Santos de Araujo
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Relações humanas
Laços afetivos
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: TEIXEIRA, Miguel Santos de Araujo. Coordenação pedagógica: possíveis implicações dos laços afetivos. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho de monografia para a especialização em Coordenação Pedagógica consiste em um estudo e uma observação das possíveis implicações que os laços afetivos produzem dentro das coordenações pedagógicas. O objetivo maior era observar como as relações dentro das reuniões são constituídas e como elas são desenvolvidas, e quais consequências, positivas ou negativas, que elas trazem consigo. Afetar-se com o outro ocorre em quaisquer situações da vida acadêmica, social e familiar. A empatia, simpatia e os reforços positivos e negativos estão realmente presentes nessas relações, dando reflexos dos motivos por que são o que são. Cada relação tem sua beleza e sua importância. Muito se acreditou que o afeto esteve sempre relacionado com uma ideia de carinho, amor, mas sob a luz da Psicanálise o afeto liga-se às construções de laços entre pessoas e coisas, mesmo que esses laços não sejam amenos ou de carinho. Foram feitos encontros de debates como instrumento e estratégia de observação para se alcançar os objetivos. E pode-se perceber que grandes inquietações foram exteriorizadas e amenizadas durante o bate papo entre os participantes. A presente monografia vem resgatar como a humanização e a compreensão do outro pode ajudar no desenvolvimento das coordenações pedagógicas e como isso reflete no fazer educação.
Abstract: The thesis work for specialization in Pedagogical Coordination consists of a study and observation of the possible implications that the bonding produce within the pedagogical coordination. The main objective was to observe how relations within the meetings are made and how they are developed, and what consequences, positive or negative, they bring with them. Been affected with the other occurs in any situation of academic, social and family life. Empathy, sympathy and positive and negative reinforcements are actually present in these relationships, giving reflections of the reasons why they are what they are. Every relationship has its beauty and its importance. Much is believed that affection has always been related to a sense of warmth and love, but in the light of psychoanalysis affection binds to building bridges between people and things, even if these ties are not mild or affection. Debates of meetings were held as instrument and observation strategy for achieving the goals. And it can be seen that serious concerns have been externalized and softened during the chat between participants. This monograph comes to rescue as humanization and understanding of each other can help in the development of pedagogical coordination and how it reflects on making education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
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