Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MilenaRodriguesLeao_tcc.pdf566,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica e gestão educacional : construindo um trabalho coletivo
Autor(es): Leão, Milena Rodrigues
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Coordenação pedagógica
Gestão escolar
Trabalho coletivo (Educação)
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: LEÃO, Milena Rodrigues. Coordenação pedagógica e gestão educacional: construindo um trabalho coletivo. 2015. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema desse trabalho a importância da Coordenação Pedagógica na organização do trabalho coletivo no contexto escolar. Para discorrer sobre o tema foi apresentado em linhas gerais o papel do coordenador pedagógico e a concepção da proposta pedagógica na legislação do Distrito Federal com a Escola Classe pesquisada. Com o objetivo de verificar a interação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo com toda a comunidade escolar e a proposta pedagógica numa escola classe do Distrito Federal, optou-se pelo estudo de caso como modalidade de pesquisa e para coleta de dados, o questionário, aplicado aos professores da Educação Infantil dos dois turnos matutino e vespertino. A partir do questionário verificou - se aspectos importantes da pesquisa, por exemplo, como o coordenador pedagógico exerce o papel principal de articulador do trabalho pedagógico influenciando as ações coletivas no ambiente escolar, facilitando assim o desenvolvimento da prática pedagógica. Além disso, com os objetivos específicos: averiguar as ações do coordenador pedagógico para que realmente se construa um trabalho pedagogicamente coletivo, onde toda a comunidade escolar possa contribuir com o desenvolvimento da escola e verificar se a comunidade escolar está inserida no processo educacional, buscou-se uma melhor compreensão dos dados apurados. Conclui-se que a função do coordenador pedagógico na escola contribui para a organização dos trabalhos pedagógicos e consequentemente no processo de aprendizagem do aluno. Assim, é notório a necessidade de toda a comunidade escolar buscar a autonomia, valorizando o coletivo para ser garantido uma formação integral aos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons