Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NeuzineteMariaGuimaraes_tcc.pdf541,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto político-pedagógico e a articulação da coordenação pedagógica
Autor(es): Guimarães, Neuzinete Maria Sousa
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Projeto político-pedagógico
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: GUIMARÃES, Neuzinete Maria Sousa. Projeto político-pedagógico e a articulação da coordenação pedagógica. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo aqui apresentado foi desenvolvido e constituído de pesquisa teórica e prática, realizado como requisito para o título de Especialista em Coordenação Pedagógica. A pesquisa deu-se em uma escola pública de Samambaia-DF, tendo como objetivo geral: Analisar como o Projeto político-pedagógico da Escola Classe de Samambaia pode contribuir no processo de aprendizagem escolar. E como objetivos específicos: Analisar de que maneira o Projeto político-pedagógico pode ser um instrumento que promova a aprendizagem dos alunos, e Identificar as dificuldades dos professores em executar e vivenciar a proposta pedagógica contida no Projeto político-pedagógico da escola. Na metodologia de pesquisa utilizada pretendeu-se obter subsídios para a construção de uma abordagem qualitativa onde a pesquisa realizada de forma investigativa através de questionários e na vivência diária dos questionados. Desta forma concluiu-se que o Projeto político-pedagógico e o coordenador pedagógico como articulador do mesmo são questões que necessitam serem melhor discutidas, para que possam contribuir de maneira mais abrangente como trabalho pedagógico coletivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons