Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HelianaAparecidaMiranda_tcc.pdf436,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cerrado : um bioma desconhecido a ser valorizado na escola
Autor(es): Miranda, Heliana Aparecida de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Coordenação pedagógica
Cerrado
Educação ambiental
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: MIRANDA, Heliana Aparecida de Miranda. Cerrado: um bioma desconhecido a ser valorizado na escola. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a visão dos professores dos 4º e 5º anos de uma Escola Pública Distrital em São Sebastião, sobre a preservação do Cerrado, a importância de conhecer a coordenação pedagógica como espaço e tempo para a elaboração de um currículo que inclua o conhecimento do Bioma e a formação dos professores voltada para Educação Ambiental. Identificou a percepção dos docentes em relação à importância de desenvolver ações pedagógicas visando à sustentabilidade do Cerrado. Buscou por meio de uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa do tipo: estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados, aplicados a 12 professores destes segmentos, mostrar que os dados indicam que o Cerrado é um Bioma desconhecido a ser valorizado na escola. Por fim conclui que os professores tem uma visão positiva sobre o estudo do tema no momento da formação na coordenação pedagógica e em relação à inclusão no currículo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons