Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MartaRochaPorto_tcc.pdf504,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorPorto, Marta Rocha-
dc.identifier.citationPORTO, Marta Rocha. Coordenação pedagógica e gestão escolar: uma relação democrática?. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo caracterizar as ações do coordenador pedagógico do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II e sua relação com a gestão escolar. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo campo empírico foi a escola acima citada. Os sujeitos da pesquisa foram quatro coordenadoras pedagógicas, convidadas por trabalharem nessa escola, cuja participação se deu de forma espontânea e voluntária. No tocante aos procedimentos de coleta de dados, foi aplicado um questionário de questões abertas a respeito da temática em questão. Os resultados apontaram que Coordenadoras realizam várias atividades de organização de situações coletivas na escola, organização de materiais de apoio, participação e repasse de estudos e formações, atendimento aos professores pais e estudantes, Formação continuada docente em lócus, articulação do planejamento coletivo com a proposta de trabalho do PPP, Auxílio à equipe gestora no atendimento da comunidade escolar. Verificou-se também, que as profissionais consideram democrática a relação entre a gestão escolar e a ação do Coordenador Pedagógico, e que, seus gestores, exercem sim, muita influencia no seu trabalho enquanto coordenador, mas de forma positiva, pois, trabalham em equipe e, portanto, a base de diálogo constante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica e gestão escolar : uma relação democrática?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-10T11:59:25Z-
dc.date.available2017-05-10T11:59:25Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16819-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDantas, Marcos Alberto-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons