Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MirtesCorreaDeJesus_tcc.pdf506,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino médio : práticas avaliativas e o protagonismo dos estudantes
Autor(es): Jesus, Mirtes Corrêa de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Ensino médio
Estudantes - desempenho escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: JESUS, Mirtes Corrêa de. Ensino médio: práticas avaliativas e o protagonismo dos estudantes. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo faz referência a uma pesquisa realizada no ano de 2015 desenvolvida com oito professores do 1° ano do ensino médio em uma escola da rede pública do Distrito Federal, que aderiu à organização do ensino por semestres. Essa investigação teve como objetivo geral analisar se as práticas avaliativas utilizadas pelos docentes estavam a serviço do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.Por meio do estudo de caso com aplicação de questionário aos interlocutores, observação das coordenações pedagógicas e análise documental, a pesquisa de abordagem qualitativa evidenciou em qual concepção de avaliação os professores pautavam suas práticas avaliativas, e se os instrumentos e procedimentos adotados eram capazes de tornar o educando autônomo durante a construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos revelaram que, embora haja um discurso dos professores de uma perspectiva formativa de avaliação, essa concepção, na prática, não acontece já que a avaliação diagnóstica, o feedback e a autoavaliação são praticados por poucos docentes; o Conselho de Classe não permite que os estudantes participem efetivamente da escolha dos instrumentos avaliativos nem promove uma autoavaliação da instituição de ensino e a prova não favorece o aluno a construir o seu próprio conhecimento visto que suas questões exigem mais a memorização de conceitos do que o raciocínio lógico, a reflexão e o pensamento crítico. Diante desse contexto, as práticas avaliativas adotadas não possibilitam ao estudante agir de forma autônoma e responsável, reconhecer suas dificuldades e tomar suas próprias decisões em relação ao desenvolvimento do seu estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons