Resumo: | Falar sobre a Psicomotricidade envolve os alguns aspectos do corpo. Não se
pode analisar os desenvolvimentos que acontecem no corpo como isolados e
independentes entre si. Em Henri Wallon : uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/Izabel Galvão. p.8, 1995. Buscando compreender o psiquismo humano, ressalta e volta sua atenção para a criança, pois através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade. Antes de agir diretamente sobre o meio físico, o movimento atua sobre o meio humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. Então a primeira função do movimento no desenvolvimento infantil é afetiva. É só no final do primeiro ano, com o desenvolvimento das praxias, gestos como o de pegar, empurrar, abrir ou fechar, que se intensificam as possibilidades do movimento como instrumento de exploração do mundo físico, voltando à ação da criança para a adaptação à realidade objetiva. (Henri Wallon /Izabel Galvão. P. 48/49, 1995). O desenvolvimento das primeiras praxias define o início da dimensão cognitiva do movimento. Muitas vezes, para tornar presente uma ideia, a criança precisa construir, por meio de seus gestos e posturas, um cenário corporal - o gesto precede a palavra. É o que (Wallon, 1975, pág. 71,72), chama de mentalidade projetiva: ainda frágil, o ato mental projeta-se em atos motores. Para atuar na escola percebemos a necessidade de se planejar a estruturação do ambiente escolar. Se for estruturado adequadamente, pode desempenhar um decisivo papel na promoção do desenvolvimento infantil. Para planejar essa estruturação somos, obrigados a ampliar o raio de abrangência da reflexão pedagógica. Após os três meses a criança já sabe dirigir-se às pessoas à sua volta, não só através de gritos em relação aos cuidados materiais de que necessita, mas com sorrisos e sinais de contentamento, movimentos que expressam os laços afetivos entre ela e aqueles que lhe correspondem. Trata-se de uma simbiose afetiva, “a criança vive quase tanto das suas relações humanas como da sua alimentação material.” (...) Há uma ligação indissolúvel, a partir de uma certa idade, entre o
desenvolvimento psíquico do indivíduo e o seu desenvolvimento biológico”. Não existe preponderância do desenvolvimento psíquico sobre o desenvolvimento biológico, mas ação recíproca. Há portanto uma incessante ação recíproca do ser vivo e de seu meio. “Essa ação varia com as possibilidades orgânicas do ser vivo e é a maturação de seu organismo que permite à criança manter com o ambiente relações recíprocas que estão na base de sua existência. Wallon/Guedes,1995, pg. 206-208). Refletir sobre o que compreende a reciprocidade entre o meio e o biológico, nos instiga a pensar sobre a importância do papel dos espaços destinados às crianças e das possibilidades que as relações entre crianças-crianças, criançasadultos e experiências coletivas possuem no sentido de contribuir para o desenvolvimento da criança. Na teoria walloniana, “os encontros entre o ser e o meio exigem respostas que não podem ser previsíveis a partir dos elementos” (WALLON, 1975, p. 65). Ainda dentro desta ideia, o meio contribui para o desenvolvimento do indivíduo, porém, cada um recebe as influências deste meio de formas diferentes, não pode prever quais vão ser os resultados obtidos entre o indivíduo, no caso a criança e o ambiente que a cerca. “O meio é o complemento indispensável do ser vivo. Ele deve corresponder às suas necessidades e às suas aptidões sensóriomotoras e mais tarde psicomotoras” (WALLON, 1975, p. 164). O objetivo principal deste artigo foi fazer uma reflexão a cerca da psicomotricidade e sua relação no desenvolvimento da aprendizagem na infância. Este trabalho se torna relevante porque a psicomotricidade desenvolve os estímulos do corpo da criança, e também desenvolvem de forma concreta os aspectos psicológicos qualificando os processos de ensino-aprendizagem, fazendo com que a criança esteja mais aberta a novos conhecimentos, sejam eles físicos cognitivos ou psicomotores. Foi utilizada uma revisão literária como metodologia através de livros e artigos, para melhor conhecimento da psicomotricidade e como a mesma beneficia o desenvolvimento infantil. É importante destacar que os primeiros momentos psíquicos da vida da criança, o relacionamento de forma mais intensa é no meio familiar e no meio social, o que é de suma importância para a formação da personalidade da criança. “O meio mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas o social”. Evidencia que “as situações diante das quais a criança reage são exatamente as correspondentes aos seus meios”. Wallon (1975, pgs. 24 e 92). Comprovando que o ser humano é um ser social, passamos a entender que o organismo necessita do ambiente social para melhor se desenvolver, é uma relação indispensável, a do ser e o meio em que ele convive. [...] o meio a que é necessário reagir não é só o meio físico, é o meio de que depende a existência de cada um, isto é, no que se refere ao homem, o meio por ele criado através da sua atividade e o meio onde está mergulhado desde o nascimento: o meio social (WALLON, 1951, p. 64). Assim percebe-se o meio social exercendo grande influência no desenvolvimento da criança e, neste caso, é de extrema importância que o meio ambiente que a criança vive e conviva lhe ofereçam condições para lhe favorecer em seu desenvolvimento. "meios de ação sobre as coisas circundantes, razão porque a satisfação das suas necessidades e desejos tem de ser realizada por intermédio das pessoas adultas que a rodeiam. Por isso, os primeiros sistemas de reação que se organizam sob a influência do ambiente, as emoções, tendem a realizar, por meio de manifestações consoantes e contagiosas, uma fusão de sensibilidade entre o indivíduo e o seu entourage" (Wallon, 1971, p. 262). Diante das concepções sobre o tema, teóricos e estudiosos aprofundaram seus estudos e pesquisas para descobrirem o real papel do corpo para o desenvolvimento do ser, desfazendo assim o pensamento equivocado de que o corpo e a mente eram dissociados. Neste contexto, no livro Instituto Brasileiro de Ensino Estratégias para Inclusão e Psicomotricidade – Práticas Psicomotoras, cita que este autor criou o termo Psicomotricidade vinculando o movimento, o pensamento e a afetividade. (DUPRÉ, 1909 apud LEVIN, 2000, p.26). A meu ver, Psicomotricidade significa a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção, ou seja, é considerada a ciência que estuda o homem por meio de seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, funcionando como eixo de sustentação da vida sócio-psico-afetiva do sujeito. O desenvolvimento infantil conclui-se que é de suma importância para as crianças, pois, além de tratar dos estímulos corporais da infância, desenvolve de forma concreta os aspectos psicológicos. |