Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuisMauricioMarques_tcc.pdf323,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorMarques, Luís Maurício Montenegro-
dc.identifier.citationMARQUES, Luís Maurício Montenegro. Coordenação pedagógica nos Centros de Iniciação Desportiva (CID): uma análise sobre a articulação do trabalho coletivo. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teve por objetivo analisar a coordenação pedagógica do projeto Centro de Iniciação Desportiva (CID), como tempo-espaço para a articulação do trabalho coletivo em uma escola pública do Distrito Federal. A coleta de dados foi feita com análise dos principais documentos norteadores do CID, projeto político-pedagógico (PPP) da escola, e por meio de questionários para a professora de CID, para os professores de educação física e para a coordenadora pedagógica. A partir da análise dos dados foi possível identificar que mesmo com a professora de CID coordenando semanalmente na escola, esse fato não garante a articulação do trabalho coletivo. O tempo-espaço da coordenação pedagógica da escola pesquisada tem se caracterizado como um espaço isolado e fragmentado do CID em relação à equipe pedagógica da escola. As respostas dos questionários também demonstraram dois aspectos que parecem ser importantes em relação às dificuldades e possibilidades para a articulação do trabalho coletivo: o tempo-espaço e a diferença nos objetivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho coletivo (Educação)pt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica nos Centros de Iniciação Desportiva (CID) : uma análise sobre a articulação do trabalho coletivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T14:28:53Z-
dc.date.available2017-05-09T14:28:53Z-
dc.date.submitted2015-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16806-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Evanilson Araújo-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons