Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvanilceGalvaoBorges_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorBorges, Ivanilce Galvão-
dc.identifier.citationBORGES, Ivanilce Galvão. Indisciplina e valores morais: um desafio para o coordenador. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objeto o estudo da indisciplina e o seu reflexo no aprendizado escolar. O tema é pauta constante em toda área acadêmica, nas coletivas e coordenação, onde os profissionais envolvidos, coordenadores e professores, buscam formas de amenizar os conflitos que a tanto remonta o cotidiano dos alunos. As causas da indisciplina vêm sendo ligadas a postura familiar diante dos valores morais e afetivos que não foram formados na vida pregressa dos alunos. O despreparo da instituição escolar para conduzir esse grupo e a postura do docente na mediação do conhecimento a frente desse fator tão constante na sala de aula. Este estudo uma pesquisa de abordagem qualitativa, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário e a observação. Os participantes da pesquisa foram os alunos do terceiro ciclo do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). Como referencial teórico, foram utilizados, dentre outros, Piaget (1994), Durkheim (2008), Vasconcelos (1994) e Tiba (2006). Como resultado, foram encontrados, dentre outros fatores, que a quebra de conceito de valores, principalmente, o da afetividade é que levam esses alunos a terem atuações indesejadas nas salas de aula. Constatei, ainda, que a estima e o diálogo aproximam o professor do aluno e diminui as divergências em sala de aula. No entanto sem a parceria da família, parte fundamental deste contexto as questões morais ficaram difíceis de serem resolvidas, tornando as aulas cansativas, desgastantes, levando um tempo maior que alcançar o objetivo. A aprendizagem ficará sempre prejudicada quando uma das partes, família, escola e sociedade não cumprirem o seu papel.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.titleIndisciplina e valores morais : um desafio para o coordenadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T15:37:12Z-
dc.date.available2017-05-08T15:37:12Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16801-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons