Título: | Um novo olhar sobre a prática pedagógica : desvelando a avaliação institucional |
Autor(es): | Souza, Geisa Barbosa Belo |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Pereira, Maria Susley |
Assunto: | Avaliação institucional - escola Projeto político-pedagógico Educação de crianças |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 8-Mai-2017 |
Referência: | SOUZA, Geisa Barbosa Belo. Um novo olhar sobre a prática pedagógica: desvelando a avaliação institucional. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A prática educativa é permeada por conceitos diversos, por vezes novos, outras, nem tanto, sendo todos incontestavelmente relevantes para utilização no cotidiano das escolas. A Avaliação Institucional, podendo ser encarada como relativamente recente, surge, entretanto, numa perspectiva voltada para um modelo mais participativo nas instituições de Educação Pública baseado na gestão democrática, que tem como foco a mudança da realidade escolar a partir das ações conjuntas entre os seus membros: pais, estudantes, professores, gestores e servidores, tendo ainda como um dos meios norteadores desta prática, o trabalho pedagógico enquanto agente passivo e ativo desta atividade. O presente trabalho busca esclarecer alguns pontos da linha tênue que perpassa essas duas práticas com base na realidade do Centro de Educação Infantil Coruja, e os conhecimentos prévios trazidos por parte dos professores e gestores convidados em relação ao tema. Os objetivos centrais sobre os quais o texto discorre são: identificar o conhecimento prévio dos professores (efetivos) e diretores da escola CEI Coruja em relação à avaliação institucional; analisar as percepções, destes professores, no que diz respeito às contribuições da avaliação institucional ao trabalho pedagógico; e analisar, no Projeto Político Pedagógico da escola, se há e quais as possíveis relações entre avaliação institucional e trabalho pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa foi adotado na metodologia: questionário, entrevista e análise de documentos como meios de estratégia concreta junto aos interlocutores para aquisição dos resultados, os quais demonstram certa carência de informação por parte da escola em relação à Avaliação Institucional |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|