Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16794
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanainaLuizaMelo_tcc.pdf843,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorMelo, Janaina Luiza Ribeiro de-
dc.identifier.citationMELO, Janaina Luiza Ribeiro de. O coordenador pedagógico e a prática de sua função à luz da psicanálise: a comunicação e a escuta pedagógica como instrumentos de trabalho do coordenador pedagógico. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda conceitos referentes à contribuição da comunicação e da escuta sensível dentro do contexto escolar na construção dos laços sociais. Com o objetivo de investigar como a comunicação e a escuta pedagógica podem contribuir para construção dos laços sociais no contexto escolar de uma escola pública do Distrito Federal. À luz da psicanálise, busca-se identificar o significado que os docentes atribuem à fala e à escuta sensível dentro contexto escolar; e como a psicanálise pode contribuir para este entendimento. Para coleta dos dados foi realizada uma pesquisa qualitativa na Escola Classe 54 de Taguatinga com a participação dos professores e coordenadores que fazem parte do corpo docente. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas e roteiro de observação durante os momentos de coordenação coletiva. A partir da análise dos dados foi possível observar que a psicanálise pode trazer contribuições relevantes para educação, principalmente quando o coordenador utiliza a escuta sensível e a comunicação como instrumentos do seu trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLaços afetivospt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico e a prática de sua função à luz da psicanálise : a comunicação e a escuta pedagógica como instrumentos de trabalho do coordenador pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T13:57:41Z-
dc.date.available2017-05-08T13:57:41Z-
dc.date.submitted2015-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16794-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoTrindade, Janaína Mota-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons