Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JakelineMartinsAlmeida_tcc.pdf997,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorAlmeida, Jakeline Martins Arêdes-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jakeline Martins Arêdes. Avaliação da aprendizagem por meio dos jogos matemáticos na educação infantil. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo compreender como avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos jogos matemáticos em uma turma do primeiro período da Educação Infantil. E tem como objetivos específicos analisar qual concepção da avaliação da aprendizagem adotada pela professora da turma e compreender como os jogos matemáticos aplicados auxiliam o professor na avaliação da aprendizagem dos alunos. Essa pesquisa teve como referência em sua grande parte documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, além de documentos norteadores para Educação Infantil, como Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros, e autores como Hoffmann (2012), Friedmann (2012), Reame (2012). A metodologia foi qualitativa, usando-se para a análise dos dados a entrevista semiestruturada e a observação de duas aulas de uma professora do primeiro período da Educação Infantil. Por meio da pesquisa concluiu-se que é possível avaliar as aprendizagens dos alunos, usando-se os jogos matemáticos em sala de aula, de uma maneira lúdica e criativa. Além de outras possibilidades de observação das aprendizagens e das dificuldades apresentadas pelas crianças, favorecendo assim a avaliação formativa e o preenchimento do Relatório Descritivo Individual de Acompanhamento Semestral dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos em educação - matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem por meio dos jogos matemáticos na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T13:48:33Z-
dc.date.available2017-05-08T13:48:33Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16793-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoOliveira, Rose Meire da Silva e-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons