Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabelleGuirelliOliveira_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica em Educação Física : o impacto das escolhas curriculares na autonomia de estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Oliveira, Isabelle Guirelli Simões de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Xavier, Josimara
Assunto: Coordenação pedagógica
Educação física (Ensino médio)
Currículo escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: OLIVEIRA, Isabelle Guirelli Simões de. Coordenação pedagógica em Educação Física: o impacto das escolhas curriculares na autonomia de estudantes do Ensino Médio. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo principal da pesquisa é responder à pergunta: Como a Coordenação Pedagógica em Educação Física contribuiu, usando como meio as escolhas curriculares por modalidades esportivas, com a autonomia dos estudantes de Ensino Médio? Com esse propósito, a pesquisa foi desenvolvida no contexto de um Centro de Ensino de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que atende diversas escolas nessa área. Esse estudo limitou-se ao atendimento prestado aos estudantes do Centro de Ensino Médio no ano de 2014, primeiro ano que eles realizaram a escolha curricular por modalidade esportiva para a prática das aulas de Educação Física. A partir desse problema central foram analisadas as ações da Coordenação Pedagógica em Educação Física que contribuíram para possibilitar escolhas curriculares aos estudantes do Ensino Médio, e o impacto na autonomia dos mesmos. Tem como objetivos ainda analisar se o Currículo em Movimento favorece a autonomia de estudantes de Educação Física; descrever a experiência da Coordenação Pedagógica na articulação das escolhas curriculares dos estudantes; e analisar a importância de “saber escutar” por parte do professor em relação às expectativas dos estudantes, favorecendo a expressão autônoma dos jovens. Para o desenvolvimento desse estudo de caso, os instrumentos metodológicos utilizados foram a análise documental das Avaliações Institucionais realizadas pelos estudantes e entrevista semiestruturada com o Coordenador Pedagógico. Diante dos dados coletados, podemos inferir que a identificação com a modalidade escolhida contribuiu positivamente para a adesão à prática das aulas de Educação Física, e como consequência a boa relação entre professor-aluno favoreceu o aprendizado significativo em um contexto pedagógico acolhedor, possibilitando o desenvolvimento da autonomia por parte do educando. A pesquisa proporciona a reflexão sobre necessidade da vivência da autonomia pelos estudantes, bem como da intervenção docente com intencionalidade orientando para a emancipação e desenvolvimento integral da pessoa humana.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons