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Título: O uso das redes sociais na perspectiva dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem e na interação da língua espanhola
Autor(es): Melo, Francys Aragão
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Redes sociais on-line
Língua espanhola
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: MELO, Francys Aragão. O uso das redes sociais na perspectiva dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem e na interação da língua espanhola. 2015. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as redes sociais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem e na interação da língua espanhola de maneira mais dinâmica, motivadora e interessante para o aprendiz, a fim de que se tenha o engajamento do aluno para o uso da língua na comunicação, em que se visa o desenvolvimento da competência comunicativa. Assim, este estudo está pautado nos teóricos da Linguística Aplicada, em que se pondera a questão do uso da língua para comunicar-se e para interagir de forma contextualizada. Em seguida, delineou-se sobre a utilização das novas tecnologias na educação como transformadoras do ambiente escolar e das relações entre professor e o aluno e, por fim, abordou sobre as redes sociais como espaços de interação e construção do conhecimento. Esta pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo na modalidade de estudo de caso, em que se procurou investigar como os aprendizes usam as redes sociais no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola e como esses ambientes virtuais podem ser utilizados de maneira profícua pelo docente de língua espanhola de maneira estratégica para fins pedagógicos. Esta pesquisa aponta que as redes sociais são espaços de aprendizagem e potencializadoras de interações na língua espanhola, em que há a ampliação do espaço da sala de aula e por sua vez, o docente tem um papel de mediador das atividades a serem desenvolvidas, com vistas que os aprendizes façam uso da L-alvo de maneira espontânea e natural quando interagem com seus pares nesses ambientes virtuais.
Resumén: Este estudio tiene como objectivo investigar como las redes sociales pueden ser utilizadas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la interacción de la lengua española de manera más dinámica, motivadora e interesante para el aprendiz, a fin de que se tenga el envolvimiento del alumno para el uso de la lengua en la comunicación, en que se visa el desarrollo de la competencia comunicativa. Así, este estudio está basado en los teóricos de la Linguística Aplicada, en que se pondera la cuestión del uso de la lengua para comunicarse y para interactuar de forma contextualizada, enseguida se delineó sobre la utilización de las nuevas tecnologías en la educación como transformadoras del ambiente escolar y de las relaciones entre el profesor y el alumno y, por fin, abordó sobre las redes sociales como espacios de interacción y construcción del conocimiento. Esta investigación es de carácter cuantitativo y cualitativo en la modalidad de estudio de caso, en que se buscó investigar como los alumnos usan las redes sociales en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua española y como esos ambientes virtuales pueden ser utilizados de manera productiva por el docente de lengua española de forma estratégica para fines pedagógicos. Esta investigación apunta que las redes sociales son espacios de aprendizaje y potencializadoras de interacción en la lengua española, en que hay la ampliación del espacio del sala de clase y por su vez, el docente tiene un papel de mediador de las actividades que serán desarrolladas, con vistas que los aprendices hagan uso de la L-alvo de manera espontánea y natural cuando interactúan con sus pares en esos ambientes virtuales.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
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