Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaríliaRibeiro.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicabilidade do alinhamento de processos e sua relação com o desempenho : um estudo de caso nas agências reguladoras da saúde
Autor(es): Ribeiro, Marília
Orientador(es): Dias, Osório Carvalho
Assunto: Gestão de processos
Administração pública
Agências reguladoras de atividades privadas
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: RIBEIRO, Marília. A aplicabilidade do alinhamento de processos e sua relação com o desempenho: um estudo de caso nas agências reguladoras da saúde. 2011. 147 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Considerando a proliferação das ideias da Nova Gestão Pública e a busca constante da excelência dentro do contexto globalizado, este trabalho visa descrever as práticas de alinhamento de processos nas agências reguladoras da saúde no Brasil, buscando entender os efeitos e impactos de tais práticas. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se de análise documental e entrevistas guiadas para a apresentação de um estudo aprofundado da inserção do alinhamento na agenda de dois agentes da regulação brasileira, Anvisa e ANS, e o posicionamento destas instituições frente às práticas delineadas. Mesmo com ações incipientes, as agências se constituíram como casos de referência para a apresentação do alinhamento de processos impactando positivamente o desempenho global da organização. Este trabalho contribui com a produção científica nas áreas de Sistemas e Métodos, Administração Pública e afins, uma vez que apresenta um modelo teórico de aplicabilidade das práticas por intermédio de quatro estágios: mobilização, diagnóstico, gerenciamento e alinhamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1678
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons