Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16776
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ErikaDunguelSantos_tcc.pdf613,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação institucional como estratégia de gestão na educação infantil
Autor(es): Santos, Érika Dunguel Pereira
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Educação de crianças
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: SANTOS, Érika Dunguel Pereira. Avaliação institucional como estratégia de gestão na educação infantil. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A educação formal, como é chamada a ação das instituições de ensino, vem constantemente sofrendo mudanças, vislumbrando sempre a melhora educacional. Para o presente texto, apresentado nesta monografia, elencamos a avaliação institucional como tema principal, em especial na educação infantil. Apesar de ser um tema relativamente recente, a avaliação institucional é bastante debatida por estudiosos como o caminho para uma gestão participativa e democrática. A coleta de dados e outras etapas, como realização de questionário e análise documental, foi realizada em uma escola de educação infantil, localizada no Distrito Federal, e teve como objetivos: analisar as possibilidades da avaliação institucional para a melhoria da gestão de uma escola de educação infantil, analisar os mecanismos adotados pela escola para promover a avaliação institucional e, por fim, analisar as percepções dos professores e equipe gestora em relação à contribuição da avaliação institucional para a melhoria da construção da gestão escolar. Pautou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e, para o levantamento de dados, foram utilizados o questionário e a análise documental. A pesquisa teve como interlocutoras as professoras e a equipe gestora da referida escola. As análises apontaram que a avaliação institucional tem sido um instrumento potente para a melhoria da instituição, da atuação do corpo coletivo e para o alcance da qualidade desejada, sendo usada como instrumento de planejamento, com foco no futuro, evidenciando a confiança dos sujeitos em sua realização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons