Título: | Educação infantil : subjetividade e a avaliação da aprendizagem |
Autor(es): | Paulino, Elian Nascimento |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Oliveira, Rose Meire da Silva e |
Assunto: | Práticas pedagógicas Educação de crianças |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 5-Mai-2017 |
Referência: | PAULINO, Elian Nascimento. Educação infantil: subjetividade e a avaliação da aprendizagem. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral compreender como a subjetividade docente pode influenciar na avaliação das aprendizagens dos seus alunos. Propôs-se, inclusive, identificar a prática avaliativa docente ao mesmo tempo em que se analisava essa prática (avaliativa) que, hipoteticamente, sofre a influência da sua subjetividade (docente). Este estudo foi realizado com uma turma de crianças de quatro anos de idade do Maternal II da Creche Luz do Mundo, localizada em uma região administrativa do Distrito Federal e, conveniada com a Secretaria de Estado de Educação. Teve como foco a análise do processo avaliativo e, as circunstâncias nas quais os alunos são avaliados. Essa pesquisa teve abrangência qualitativa e efetivou-se por meio de estudo de caso. Utilizou-se como recurso metodológico de coleta de dados a observação das aulas da professora da turma e entrevista semiestruturada com a mesma. Refletindo sobre os resultados obtidos, sobre o questionamento que originou esta pesquisa e, à luz dos teóricos que versam sobre o assunto é possível deduzir que a subjetividade, de fato, pode interferir na avaliação das aprendizagens dos alunos. Contudo, foi possível constatar consciência de tal interferência sobre as aprendizagens dos seus alunos e, busca caminhos de superação, reconstrução ou melhoria de suas condutas pedagógicas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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