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dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorPereira, Débora Rodrigues-
dc.identifier.citationPEREIRA, Débora Rodrigues. O coordenador pedagógico e as práticas curriculares inclusivas: um estudo de caso da atuação na educação infantil de uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia teve o objetivo de investigar o papel do coordenador pedagógico no desenvolvimento das práticas curriculares que contribuam para a inclusão de alunos com necessidades especiais na Educação Infantil, utilizando-se da abordagem qualitativa e da modalidade estudo de caso. Para a coleta de informações, empregou-se a entrevista do tipo semiestruturada com três coordenadores de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. O mais evidente foi como a escola retratou a situação real do debate sobre a coordenação pedagógica e sobre a educação inclusiva. Assim, concluiu-se que o papel primordial do coordenador pedagógico, consiste na formação continuada do docente na escola, cuja atividade-chave é a construção coletiva do projeto político pedagógico. Constatou-se ainda que o desconhecimento acerca das atribuições do coordenador pode interferir na construção de sua identidade profissional e na qualidade do serviço por ele prestado, que um currículo inflexível e a ausência de uma ação do coordenador, administradora do atendimento aos alunos com necessidades especiais podem favorecer a exclusão escolar e, por fim, que a falta de um projeto de formação contínua dos professores na escola pode prejudicar a qualidade da educação ofertada e, consequentemente, a inclusão escolar. Portanto, para que os coordenadores possam cumprir bem sua missão, acredita-se que seja necessário o acesso a uma capacitação de qualidade e específica à função e melhores condições de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico e as práticas curriculares inclusivas : um estudo de caso da atuação na educação infantil de uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T13:55:55Z-
dc.date.available2017-05-04T13:55:55Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16764-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Lucilene Costa e-
dc.description.abstract1This monograph aims to investigate the role of pedagogical coordinator in the development of curricular practices that contribute to the inclusion of students with special needs in kindergarten, we used a qualitative approach and the case study modality. To collect the information we used a semi-structured interview with three coordinators of a public education school in Distrito Federal. The most obvious was how the school portrayed the real state of the debate on educational coordination and the inclusion. Therefore, it is concluded that the primary role of the pedagogical coordinator is the continuing education of teachers at the school, whose key activity is the collective construction of the political pedagogical project. It was also concluded that the lack of knowledge about the coordinator's duties may interfere in the construction of their professional identity and quality of service that they provided, that an inflexible curriculum and lack of action coordinator, operator of care for pupils with special needs can build a school exclusion and, finally, that the absence of a project of continuous training for teachers in the school may impair the quality of education offered and, consequently, the school inclusion. Therefore, so that coordinators can fulfill their mission well, it is necessary to access to quality training and specific to the function and better working conditions.pt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



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