Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielleVilelaPaz_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização de recursos áudiovisuais em interface com novas tecnologias para o desenvolvimento de competências e aquisição da língua inglesa no Centro Interescolar de Línguas do Guará : uma perspectiva discente
Autor(es): Paz, Danielle de Paiva Vilela
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Letti, Mariana Marlière
Assunto: Centro Interescolar de Línguas (CIL)
Recursos audiovisuais
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: PAZ, Danielle de Paiva Vilela. A utilização de recursos áudiovisuais em interface com novas tecnologias para o desenvolvimento de competências e aquisição da língua inglesa no Centro Interescolar de Línguas do Guará: uma perspectiva discente. 2015. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente construto teve por objetivo principal pesquisar a visão do aluno concluinte dos cursos de língua inglesa oferecidos pelo Centro Interescolar de Línguas do Guará, uma escola públia do DF, acerca do uso de recursos áudiovisuais em interface com novas tecnologias em sala de aula como ferramentas didático- pedagógicas. A pesquisa, de cunho qualitativo, esploratório e descritivo, teve como instrumento de coleta de dados, questionário semiestruturado. A análise dos dados obtidos via questionário não só revelou aspectos quantitativos interessantes, tais como os recursos mais utilizados pelo professor e a frequência com a qual o profissional se utiliza deles, mas também apontou a percepção do aluno tanto no que se refere à qualidade das aulas implementadas por instrumentos áudiovisuais e tecnológicos, quanto as contribuições dessas aulas específicas para o avanço no aprendizado da língua inglesa. As informações obtidas são de extrema importância para viabilizar adaptações das práticas pedagógicas da equipe docente quando do uso das TICs visando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à aquisição da segunda língua. Os participantes foram unânimes em reconhecer a utilidade de tais ferramentas em sala de aula e muitos as relacionaram inclusive ao aumento de motivação para o aprendizado. Descobriu-se que o professor utiliza os recursos para ensinar prioritariamete vocabulário, o que etá em consonância como o fato de os participantes terem percebido um avanço do seu proprio vocabulário na língua alvo. Dentre as sugestões dos esudantes, as mais expressivas foram aulas mais dinâmicas e que possibilitem oportunidades frequentes para a prática oral do idioma. Os dados coletados revelam práticas pedagógicas mediadoras que privilegiam o aspecto estrutural da língua inglesa. Conclui-se que existe a real necessidade de uma prática pedagógica que valorize, mais efetivamente, a finalidade maior de todo código linguístico, a comunicação, e que corrobore para a formação do falante independente da língua, sujeito dotado da competência linguística estrutural e da comunicativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons