Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16752
Título: | Da zona de conforto para a zona de confronto : reflexões sobre o uso de meios de ação disruptivos no movimento estudantil |
Autor(es): | Sanfilippo, Amanda Oliveira |
Orientador(es): | Von Bülow, Marisa |
Assunto: | Política Violência Movimentos sociais |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 3-Mai-2017 |
Referência: | SANFILIPPO, Amanda Oliveira. Da zona de conforto para a zona de confronto: reflexões sobre o uso de meios de ação disruptivos no movimento estudantil. 2016. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso busca contribuir para o debate sobre uso de meios de ação disruptivos por parte de indivíduos que não possuem acesso privilegiado aos canais decisórios e adentrar a discussão a respeito da relação entre política e violência. Com base em teorias sobre movimentos sociais, participação política e violência foi feito um debate teórico seguido de uma análise sobre as ocupações na Universidade de Brasília (UnB) contra o Projeto de Emenda a Constituição (PEC) nº 55 de 2016 no Senado Federal (antiga PEC nº 241 de 2016 na Câmara dos Deputados) pautada em entrevistas semiestruturadas e observação participante. Nesse sentido, visase traçar um paralelo entre as diferentes teorias que dizem respeito aos repertórios e suas particularidades e as formas de ação tomadas pelos/as estudantes da Universidade de Brasília em contexto de ocupações. |
Abstract: | The present study aims to contribute to the debate about the use of disruptive means of action by individuals who do not have privileged access to decision-making channels and to get into the discussion about the relationship between politics and violence. Based on theories on social movements, political participation and violence, a theoretical debate followed by an analysis of occupations at the University of Brasilia (UnB) against the Draft Amendment to the Constitution No. 55 of 2016 in the Federal Senate (Draft Amendment to the Constitution No. 241 of 2016 in the Chamber of Deputies) based on semi-structured interviews and participant observation. In this sense, it is intended to draw a parallel between the different theories that relate to the repertoires and their particularities and the forms of action taken by the students of the University of Brasília. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons