Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenatoArthurFrancoRodrigues_tcc.pdf317,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Regionalismo e protagonismo : Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo na política nacional
Autor(es): Rodrigues, Renato Arthur Franco
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Regionalismos
Inconfidência Mineira
Revolução Farroupilha
Revolução Constitucionalista de 1932
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 3-Mai-2017
Referência: RODRIGUES, Renato Arthur Franco. Regionalismo e protagonismo: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo na política nacional. 2011. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho se dedica a entender o qual o impacto das rebeliões direcionadas ao governo central promovidas pelos três estados em estudo sobre a formação de seus respectivos regionalismos e sobre o prestígio político destes estados no cenário nacional. Portanto, o seguinte trabalho se dedica em um primeiro momento a estudar estes movimentos e em um segundo momento a estudar a formação destes regionalismos. Em uma etapa posterior o trabalho aborda a força política destes três estados durante a República Velha e a Revolução de 30. A conclusão deste trabalho é de que estes três estados têm em seus movimentos emancipacionistas importantes motivações tanto para a formação dos seus regionalismos quanto para a preponderância de seus interesses políticos no cenário nacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2011.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons