Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaRibasAlves_tcc.pdf989,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorAlves, Ana Paula Ribas Gomes-
dc.identifier.citationALVES, Ana Paula Ribas Gomes. Superando o desinteresse: o ensino da língua portuguesa em classes de aceleração por meio dos conteúdos midiáticos. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractAs reprovações escolares seguidas trazem um efeito muito prejudicial para a sala de aula: o desinteresse dos alunos pelas aulas. Os alunos que estão fora da faixa idade/série, por terem sido reprovados duas ou mais vezes, são inseridos em turmas de aceleração da aprendizagem, representando um grande desafio para os professores no que tange o ensino de português, por possuírem em geral uma enorme defasagem em termos de conteúdos básicos, leitura, oralidade e escrita. Os objetivos específicos desta pesquisa buscaram conhecer a opinião dos alunos sobre as aulas de português em classes de aceleração, identificar as estratégias usadas pela professora deles, verificar de que forma os conteúdos poderiam tornar as aulas mais interessantes, com o intuito de avaliar se os conteúdos midiáticos estão contribuindo para aumentar o interesse dos alunos em classes de aceleração pelas aulas de português. Foi realizado um estudo de caso, com enfoque qualitativo e quantitativo, dividido em dois momentos: aplicação de questionário misto para os alunos de aceleração do CEF 27 de Ceilândia e entrevista semiestruturada com a professora de português deles. Após a análise dos resultados, verificou-se que os conteúdos midiáticos contribuem para tornar as aulas de português mais interessantes. O estudo mostrou que o ensino por meio dos conteúdos midiáticos faz com que os alunos participem mais das aulas, aprendam melhor os assuntos e reflitam criticamente sobre a mídia e seus conteúdos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordReprovação escolarpt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.titleSuperando o desinteresse : o ensino da língua portuguesa em classes de aceleração por meio dos conteúdos midiáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-02T14:23:45Z-
dc.date.available2017-05-02T14:23:45Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16741-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLetti, Mariana Marlière-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons