Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunoVilasBoasDosSantos_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos cursos de Direito do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil utilizando Modelagem de Equações Estruturais
Autor(es): Santos, Bruno Vilas Boas dos
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Modelagem de equações estruturais
Análise estatística
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Mai-2017
Referência: SANTOS, Bruno Vilas Boas dos. Avaliação dos cursos de Direito do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil utilizando Modelagem de Equações Estruturais. 2016. xiv, 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o aumento do número de pessoas interessadas pelo curso de Direito no Brasil, diversas instituições passaram a ofertá-lo, fazendo com que a quantidade de cursos passasse de 200, no ano de 1990, para mais de 1.000 em 2012. Tendo em vista esse grande aumento de cursos e estudantes de Direito, o presente trabalho tem como objetivo principal, identificar quais são os fatores que influenciam na qualidade dos cursos de Direito do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Os dados utilizados foram do Censo do Ensino Superior 2012, além do questionário socioeconômico e notas do ENADE 2012. Iniciou-se o estudo com a análise exploratória observando a característica dos dados por meio de gráficos e medidas resumo. Logo depois realizou a construção do modelo teórico, tendo como referência o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Avaliação e Desenvolvimento dos Estudantes (ENADE) e a contribuição que o curso teve para os alunos nos aspectos de cultura, teoria, profissão e formação geral. O modelo teórico foi construído com o método estatístico: Modelagem de Equações Estruturais (MEE), ou Structural Equation Modeling (SEM). Essa técnica engloba diversas outras e através de um diagrama de caminhos, ou de um conjunto de equações estruturais, consegue representar as relações existentes entre os construtos e as variáveis do modelo. De uma forma geral, a SEM _e um conjunto de equações de regressão multivariada, analisadas ao mesmo tempo, e as vezes a variável resposta de uma equação pode ser preditora em uma outra. Neste estudo, esse procedimento mostrou como que os fatores que influenciam na qualidade dos cursos de Direito se relacionam e quais são os que exercem maior contribuição. Os construtos construídos para a realização da modelagem foram os de “Características da IES", “Características dos Cursos", “Ensino/Aprendizagem", “Dedicação aos estudos", “Perfil sociodemográfico", “Ativos estruturantes"e “Desempenho/Contribuição". A partir dos sete construtos construídos, o modelo teórico inicial possuía 40 variáveis associadas a eles. Porém, após todas as análises realizadas, o modelo ficou com apenas 5 construtos e 19 variáveis exógenas. O modelo final mostrou que os construtos “Ensino/Aprendizagem"e “Dedicação"são os que apresentam as relações mais fortes, tendo coeficiente de correlação maior que 0,90. Além disso, são os que exercem maior influencia na qualidade dos cursos, representada pelo construto “Desempenho/Contribuição”.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons