Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LoyceGraycielledeFrancaBarbosa.pdf452,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incubadora de empresas de base tecnológica : expectativas e percepções dos empresários incubados a respeito dos apoios oferecidos
Autor(es): Barbosa, Loyce Graycielle de França
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Administração de empresas
Incubadoras de empresas
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: BARBOSA, Loyce Graycielle de França. Incubadora de empresas de base tecnológica: expectativas e percepções dos empresários incubados a respeito dos apoios oferecidos. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O alto índice de mortalidade de empresas é atribuído, principalmente à falta de competências gerenciais dos sócios. Em se tratando de empresas inovadoras, também contribuem para a mortalidade a falta de conhecimento do mercado, precificação e questões de propriedade intelectual. As incubadoras de empresa objetivam reduzir a taxa de mortalidade por meio da capacitação gerencial, infraestrutura física e consultorias. Entretanto não há literatura que discorra sobre o que os empresários incubados julgam como relevante para a consolidação da empresa ou o que tipo de apoio constitui um atrativo para que eles ingressem no processo de incubação. O estudo objetiva analisar as formas de apoio como atrativo para o ingresso no processo de incubação e como proposições de melhoria das empresas incubadas. O estudo busca também descrever os apoio prestados pela incubadora de empresas em estudo. Para captar esses elementos, foi aplicada uma metodologia de diálogo praticada em grupo e um questionário estruturado aplicado via e-mail a gestores de empresas incubadas e graduadas. O critério para a escolha do participante foi: ser gestor de empresa incubada ou graduada ou funcionário que participe de decisões estratégicas na empresa. As conclusões demonstraram que os empresários avaliam como atrativos para a incubação a maioria dos apoios oferecidos e que para empresários que representam empresas com maior e menor faturamento a opinião sobre que suporte é mais importante para a consolidação da empresa é divergente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons