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https://bdm.unb.br/handle/10483/16725
Título: | Classificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico : estudo de casos |
Autor(es): | Sousa, Pedro Henrique Toledo de Oliveira |
Orientador(es): | Andrade, Bernardo Borba de |
Assunto: | SVM (Support Vector Machines) Boosting (Estatística) |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 27-Abr-2017 |
Referência: | SOUSA, Pedro Henrique Toledo de Oliveira. Classificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico: Estudo de casos. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Dois dos métodos mais modernos de classificação existentes são SVM (Support Vector Machines) e Boosting. O primeiro é um método que procura um hiperplano separador, seja no espaço natural dos dados, seja em um espaço de dimensão maior, a fim de tornar possível a tarefa de classificação. Já o Boosting é um método que aplica, sequencialmente, um determinado classificador em versões reponderadas do conjunto de dados de treinamento, dando maior peso às observações classificadas erroneamente na iteração anterior. Neste trabalho estuda-se os métodos descritos acima realizando-se uma análise comparativa com os métodos LDA (Linear Discriminant Analysis), QDA(Quadratic Discriminant Analysis) e KNN(k-Nearest Neighbors). A análise comparativa será realizada em quatro bases de dados com diferentes características, verificando quais são as limitações de cada método e qual classificador melhor se ajusta aos diferentes tipos de bases de dados. O estudo e implementação dos métodos contribuiu para a solidificação da ideia de que não existe um método melhor ou pior e sim o método mais adequado para determinado padrão de dados. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016. |
Aparece na Coleção: | Estatística
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