Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaRitaLisboaAguiar_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Vera Marisa Pugliese de-
dc.contributor.authorAguiar, Maria Rita Lisboa da Silva-
dc.identifier.citationAGUIAR, Maria Rita Lisboa da Silva. A colagem como produção artística nas aulas de artes visuais. 2015. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é resultado de uma pesquisa sobre a colagem artística desenvolvido com os alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares no município de Arinos – MG. Reconhece-se a importância da realização da colagem artística em sala de aula mediada pelo professor, como forma de desenvolver e ao mesmo tempo aperfeiçoar o aprendizado do aluno, propondo novos caminhos que o estimule despertar a motivação e a construção de conhecimentos. Tal pesquisa é baseada no estudo dos precursores da colagem artística, Pablo Picasso e Georges Braque, cuja produção final foi exposta através dos trabalhos práticos dos alunos. Tem como objetivo geral demonstrar como colagem artística pode ser um importante aliado no processo de aprendizagem do aluno e como objetivos específicos estimular o senso artístico do aluno; desenvolver capacidade do aluno em atribuir novas ideias e significados às imagens e incentivar o aluno a conhecer e desenvolver os elementos constitutivos das Artes Visuais através da colagem artística em papel utilizando materiais naturais extraídos da natureza, tais como, sementes de abóbora, de cibipicunha, Pau Brasil, girassol, arroz com casca, feijão preto, milho, sicupira, tamarindo, urucum e feijão branco. De natureza aplicada, qualitativa, exploratória, de revisão bibliográfica e do ponto de vista dos procedimentos metodológicos abrange uma pesquisa de campo. A partir dos dados coletados, chega-se a conclusão de que a proposta da colagem trouxe resultados positivos, uma vez que os educandos realizaram a atividade com satisfação mostrando serem capazes de ampliar os conhecimentos em artes. Tiveram a oportunidade de descobrir e explorar novas técnicas artísticas sobre o uso de materiais naturais. Conheceram, manipularam e valorizaram os mesmos, utilizando-os como ferramentas para o ensino da arte.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordColagempt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - artept_BR
dc.titleA colagem como produção artística nas aulas de artes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-27T16:42:29Z-
dc.date.available2017-04-27T16:42:29Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16723-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons