Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Raquel Costa | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Raquel Costa. Pesquisa-ação e os gêneros textuais para desenvolvimento da leitura e escrita. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como temática a Pesquisa-ação dos gêneros textuais, para desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental, de séries finais. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar como a Pesquisa-ação aliada a prática dos gêneros textuais como recurso pedagógico é essencial para aprimorar a leitura e a escrita do educando do Ensino Básico da Escola do Campo. Os dados para essa pesquisa foram gerados através da Pesquisa-ação, com observações em sala de aula, produções textuais dos alunos e através de oficinas recreativas e educativas. Durante as disciplinas de estágios ofertadas no curso de Licenciatura em Educação do Campo observou-se a seguinte problemática no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim no Ensino Fundamental, séries finais, uma grande dificuldade ortográfica e lingüística entre os alunos. A partir daí, levantou-se a seguinte questão: o estudo dos gêneros textuais pode ser uma estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos a superar suas dificuldades na leitura e escrita? O objetivo geral, portanto, desta pesquisa foi demonstrar como a Pesquisa-ação permitiu identificar o desenvolvimento dos alunos na leitura e escrita, a partir da aplicação de estratégias envolvendo os variados gêneros textuais existentes. Como metodologia de pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizada a revisão bibliográfica, análise documental e a Pesquisa-ação. A fundamentação teórica dialoga com autores como Rojo (2012); Kleiman (2005); Bazerman (2005); Marcushi (2008). A intervenção realizada no referido colégio no Ensino Fundamental, de séries finais apresentou um resultado muito positivo, pois os alunos demonstraram substancial avanço no seu processo de construção da leitura e da escrita. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Pesquisa-ação e os gêneros textuais para desenvolvimento da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T16:36:45Z | - |
dc.date.available | 2017-04-27T16:36:45Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16722 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present monograph has as its theme the contributions of the Literary Genres, for reading and writing of students of Elementary School, of final grades. The aim of this research is to demonstrate how Action Research allied to the practice of textual genres as a pedagogical resource is essential to improve the reading and writing of the elementary school of the field. The data for this research were generated through Action Research, through classroom observations, textual productions of students and through recreational and educational workshops. During the internship courses offered through the graduation course in "Field Education", the following problem was observed in at Elias Jorge Cheim Elementary School, of final grades: a great orthographic and linguistic difficulty among students. From this, the following question arose: can the study of textual genres be a teaching strategy capable of helping students to over their difficulties in reading and writing? The general objective, therefore, of this research was to demonstrate how Action Research allowed to identify student's development in reading and writing, through the application of strategies involving the various existing textual genres. A qualitative research methodology, bibliographical review, documentary analysis and action research were used. The theoretical foundation dialogues with authors such as Rojo (2012); Kleiman (2005); Bazerman (2005); Marcushi (2008). The intervention carried out in Elementary School, of final grades presented a very positive result, since the students demonstrated substantial progress in their process of construction of reading and writing final years of an elementary school. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|