Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1672
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LilianeLimaSantAnna.pdf235,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar no trabalho : relações com estilos gerenciais e suporte organizacional para ascensão, promoção e salários
Autor(es): Sant’Anna, Liliane Lima
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Satisfação no trabalho
Estilos gerenciais
Liderança
Data de apresentação: 31-Jan-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: SANT'ANNA, Liliane Lima. Bem-estar no trabalho: relações com estilos gerenciais e suporte organizacional para ascensão, promoção e salários. 2011. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa testou a relação de estilos gerenciais e suporte organizacional para ascensão promoção e salários, com o bem-estar no trabalho. Foi entendido como Bem-estar no trabalho a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção de realização do indivíduo (PASCHOAL & TAMAYO, 2008). Quanto aos estilos gerenciais, foram considerados os estilos voltados para o relacionamento, para a tarefa e para a situação propostos por Melo (2004). O suporte organizacional para ascensão, promoção e salários foi entendido como ações organizacionais referentes à retribuição financeira, promoções de cargo ou salário e ascensão funcional como explicitado por Oliveira-Castro, Pilati & Borges-Andrade (1999). Para coleta de dados, foi aplicado questionário com a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial, a Escala de Suporte Organizacional Percebido e a Escala de Bem-Estar no Trabalho, todas validadas no Brasil. Um total de 157 funcionários de duas organizações privadas do Distrito Federal respondeu ao questionário. Todos os fatores de estilos gerenciais e suporte para ascensão, promoção e salários apresentaram correlações significativas com o bem-estar no trabalho. As associações mais fortes foram as do suporte organizacional com afeto positivo e realização. Os resultados sugerem que as ações organizacionais são importantes para compreensão do bem-estar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1672
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons