Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LauradeAssisMarques.pdf865,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento empresarial : influência de indicadores de desempenho empresarial e setorial entre empresas com diferentes utilidades
Autor(es): Marques, Laura de Assis
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Administração de empresas
Empresas - desempenho
Data de apresentação: 5-Jan-2011
Data de publicação: 5-Mai-2011
Referência: MARQUES, Laura de Assis. Crescimento empresarial: influência de indicadores de desempenho empresarial e setorial entre empresas com diferentes utilidades. 2011. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Empresas geralmente têm como meta o aumento de suas receitas como estratégia de crescimento, porém seus gestores não sabem ao certo como estimulá-la. Estas empresas podem utilizar indicadores de desempenho não-financeiros e setoriais para mensurar suas ações e guiar suas decisões estratégicas. Este estudo avaliou a influência de indicadores como portfólio de marcas, número de funcionários formais, posição no ranking das empresas mais inovadoras e crescimento (ou redução) relativo do setor no desempenho de receita das empresas existentes em diferentes setores econômicos brasileiros, comparando-os entre grupos com alto e baixo grau de utilidade. Para tanto, utilizou-se o método de delineamento longitudinal por meio de quasi-experimento. A amostra utilizada foi composta por 46 empresas com dados dos anos de 2007 a 2009. Como resultado encontrou-se que empresas de baixo nível utilitário sofrem maior influência de indicadores de desempenho não-financeiros, enquanto empresas de alto nível utilitário sofrem igual influência de indicadores não-financeiros e setoriais. A partir destes resultados, este estudo propõe um modelo de comportamento organizacional, onde o desempenho de crescimento da receita adotado pela empresa é influenciado pelo seu histórico de aprendizagem (indicadores não-financeiros) e pelo seu cenário setorial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1671
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons