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https://bdm.unb.br/handle/10483/16709
Título: | Teatro do oprimido como elemento de produção de relações comunitárias |
Autor(es): | Silva, Lucas Rodrigo dos Santos |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Teatro do Oprimido Comunidade Teatro - oficina Relações culturais |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Abr-2017 |
Referência: | SILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. Teatro do oprimido como elemento de produção de relações comunitárias. 2016. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Inúmeros podem ser os elementos que constituem algumas comunidades, muitos podem ser os elementos que provocam uma produção ou um agenciamento destas comunidades no que diz respeito às suas relações. O objetivo deste trabalho foi identificar o Teatro do Oprimido, como sendo este elemento que auxiliava na produção de relações de comunidades, levantando reflexões sobre a própria noção de comunidade e do conceito de protagonismo. A partir de uma vivência com o Teatro do Oprimido, realizada na cidade de São Sebastião, região administrativa em zona periférica em relação ao Plano Piloto/DF, foi possível encontrar alguns indicativos de que esta vertente do fazer cênico poderia funcionar como sendo este elemento que contribui de forma concreta para o estabelecimento, fortalecimento e criação de relações interpessoais em âmbito comunitário. Foi possível perceber que o Teatro do Oprimido, conduzido e manuseado neste contexto acima citado, sendo trabalhado em oficinas regulares, tornou-se um forte instrumento condutor de uma ação protagônica nos indivíduos e também um elemento provocador de transformações em âmbito comunitário, coletivo. O Teatro do Oprimido mobiliza o ser que mobiliza o meio, e a partir destas movimentações, a ação é gerada, uma engrenagem tecida por comportamentos, pensamentos e hábitos passa a ser movida, e transformações ocorrem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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