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Título: Jogos digitais educacionais : um estudo de caso com uma ferramenta de aprendizagem para conteúdo de conversão de bases e aritmética básica de binários
Autor(es): Leal, Louise Barreto
Orientador(es): Lima, Fernanda
Assunto: Jogos educativos
Computação - instrução e estudo
Data de apresentação: 25-Nov-2016
Data de publicação: 25-Abr-2017
Referência: LEAL, Louise Barreto. Jogos digitais educacionais: um estudo de caso com uma ferramenta de aprendizagem para conteúdo de conversão de bases e aritmética básica de binários. 2016. xiii, 81, 6 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Há uma preocupação com a evasão e reprovação de alunos nos cursos de computação. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de criar, desenvolver e aplicar um jogo educacional que auxilie na prática e retenção de conhecimento de alunos do primeiro semestre do curso de Ciência da Computação, que cursarem a disciplina com o conteúdo de conversão de bases e aritmética básica de binários. Assim, um jogo foi criado com base no framework Modelo de Design de Jogos Educacionais [30], que consiste na combinação de design de jogos, pedagogia e modelagem do conteúdo educacional, sendo que para esta última foi aplicado o conceito de scaffolding. O conteúdo acadêmico desenvolvido no jogo foi o de representação de dados e aritmética básica de números binários. O jogo foi aplicado somente na turma de experimento, enquanto a turma de controle teve aula normal. Para avaliar a eficácia do jogo no aprendizado, foram feitos 3 testes de conhecimento em cada turma. Os resultados da avaliação mostraram que o jogo promoveu retenção de conhecimento na turma de experimento em comparação com a turma de controle. Porém, registra-se que não se pôde medir o impacto da ferramenta pedagógica implementada, scaffolding, na aprendizagem, pois esta foi pouco usada pelos alunos enquanto jogavam.
Abstract: In the universities computer’s courses there is a concern about the failure and evasion of students. Thus, this work has the main objective to create, develop and apply an educational game that helps students to practice and to retain knowledge of the first semester of the Course of Computer Science and Degree in Computing, who attend the Introduction to Computer Systems discipline. The game was created based on the Educational Games (EG) Design Framework [30] which consists of the combination of game design, pedagogy and educational content modeling, as the scaffolding tool. The academic content developed in the game was data representation and basic arithmetic of binary numbers. The game was only applied in the experiment group, while the control group had a normal class. To evaluate the effectiveness of the game in the learning, three tests were applied in each class of experiment and of control. The results of the evaluation showed that the game promoted retention of knowledge of the experiment class compared to the control group. Regarding such a tool, it was not possible to measure its impact on learning expirience, since scaffolding tool was not intensively used by the students while playing the game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
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