Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AnaCarolinaMeirelesRamos.pdf431,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPontes, Shirley-
dc.contributor.authorRamos, Ana Carolina Meireles-
dc.identifier.citationRAMOS, Ana Carolina Meireles. Turismo e eventos para a terceira idade em Brasília. 2007. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.pt_BR
dc.description.abstractO envelhecimento populacional que ocorre no Brasil oportuniza o desenvolvimento do turismo para a Terceira Idade, permitindo compreender melhor a oferta de produtos e serviços adequados oferecidos a esse segmento. Assim, o presente trabalho levantou como questão de estudo a análise de mercado do perfil desse tipo de consumidor em Brasília: seus hábitos de consumo, lazer e entretenimento. A metodologia deste trabalho foi elaborada em duas etapas. Na primeira, realizou-se um levantamento bibliográfico em livros, revistas, sites da internet, seguido de uma investigação documental em busca de dados secundários em órgãos e associações, para a elaboração do referencial teórico. Em seguida, fez-se a pesquisa de campo, que teve como instrumento um questionário aplicado ao público da Terceira Idade em geral (pesquisa quantitativa), com 93 respondentes, e aos gerentes do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Terceira Idade (NEPTI) e do Serviço Social do Comércio (SESC), que promovem eventos para esta população (pesquisa qualitativa - semiestruturada). Os dados foram coletados em Brasília, tabulados na planilha eletrônica MS Excel, e analisados segundo estatística descritiva. A conclusão foi que a cidade não se encontra totalmente adaptada para atender ao lazer e ao entretenimento desse segmento populacional. Assim, pretende-se que os resultados deste trabalho sirvam como fonte de informação aos gestores da área em questão, fornecendo-lhes subsídios para ajuda-los no aperfeiçoamento dos serviços para esse importante nicho de mercado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordTerceira idadept_BR
dc.subject.keywordTurismo - marketingpt_BR
dc.titleTurismo e eventos para a terceira idade em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-03-09T21:11:36Z-
dc.date.available2009-03-09T21:11:36Z-
dc.date.created2007-06-11-
dc.date.issued2009-03-09T21:11:36Z-
dc.date.submitted2007-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/166-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The population aging that occurs in Brazil opportunism the development of the tourism for the Third Age, allowing to understand better offers of products and adequate services offered this segment. Thus, the present work raised as study question the analysis of market of the profile of this type of consumer in Brasilia: its habits of consumption, leisure and entertainment. The methodology of this work was elaborated in two stages. In the first one, one became fulfilled a bibliographical survey in books, magazines, sites of the Internet, followed of a documentary inquiry in search of secondary data in agencies and associations, for the elaboration of the theoretical referencial. After that, it became research of field, that had as instrument a questionnaire applied to the public of the Third Age in general (quantitative research), with 93 respondents, and to the controlling of the Nucleus of Study and Research of Third Age (NEPTI) and of the Social Service of Commerce (SESC), that they promote events for this population (qualitative research - half-structuralized). The data had been collected in Brasilia, tabulated in electronic spread sheet MS Excel, and analyzed according to descriptive statistics. The conclusion was that the city does not meet total suitable to take care of to the leisure and the entertainment of this population segment. Thus, one intends that the results of this work serve as source of information to the managers of the area in question, supplying subsidies helps them to them in the perfectioning of the services for this important niche of market.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.166-
Aparece na Coleção:Gestão de Negócios em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.