Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AbgailAparecidaSouza_tcc.pdf549,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSouza, Abgail Aparecida da Silva-
dc.identifier.citationSOUZA, Abgail Aparecida da Silva. A gestão democrática e participativa. 2015. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA participação dos diversos atores da escola é um dos desafios para a sua democratização. Nesse contexto torna-se complexo atingir um sistema em rede para consolidação de uma gestão horizontalizada que permita à escola desempenhar o seu papel de forma a garantir os direitos às aprendizagens vislumbrando o sucesso e permanência da camada majoritária da sociedade. o estudo aqui apresentado objetivou analisar as ações da coordenação pedagógica e suas relações democráticas com a gestão da escola valendo-se de uma pesquisa qualitativa orientada por questionário com 14 ( catorze) questões ofertadas a um (1) representante da equipe gestora, um (1) coordenador e um (1) representante de pais, no Centro de Ensino Fundamental Rio Preto, na cidade de Planaltina_DF. Entre os aspectos que merecem maior atenção estão a concepção de gestão dos professores(as), o que enxergam do atual modelo de gestão da escola e os motivos que os levaram a entrar para a carreira docente. Na explanação dos atores pesquisados é perceptível a ciência e amadurecimento em relação às questões levantadas. No entanto não basta ciência. É necessário priorizar as ações e relações subjetivas estabelecendo um regime de colaboração mantendo a unidade para o acontecer em torno de uma gestão horizontalizada. O estudo aponta ainda como grande desafio o papel desempenhado pela liderança como um dos elos basilares da ordenação e construção democrática da gestão escolar priorizando a formação continuada dentro e fora do espaço de coordenação pedagógica. Nesse sentido o estudo pondera também a ação do líder que como articulador maior poderá desempenhar o papel de sensibilizar os demais atores para a importância de seus papéis nas relações construídas e constituídas primando pela formação continuada dentro e fora do espaço de coordenação intuito garantir o direito às aprendizagens almejando a qualidade da e na educação para a consolidação da escola como espaço de diversidade e pluralidade e de direitos individuais e coletivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.titleA gestão democrática e participativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-25T15:52:10Z-
dc.date.available2017-04-25T15:52:10Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16694-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDantas, Marcos Alberto-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons