Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlaBorbaDaRocha_tcc.pdf226,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção do projeto político-pedagógico : a participação docente em uma escola pública de Samambaia
Autor(es): Rocha, Carla Borba da
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Projeto político-pedagógico
Participação social
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: ROCHA, Carla Borba da. Construção do projeto político-pedagógico: a participação docente em uma escola pública de Samambaia. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo buscou analisar a participação dos professores de uma escola pública de Samambaia, na construção do PPP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e desenvolveu-se a partir de uma análise documental do Projeto político-pedagógico (PPP), de entrevista da diretora e questionários aplicados a vice-diretora, a duas coordenadoras e oito professoras. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal traz orientações pedagógicas para nortear a elaboração desse documento com vistas a sua produção democrática enquanto política presente na Lei de Gestão Democrática e no Regimento interno das escolas públicas do DF. Após a análise de dados, observou-se que as professoras e coordenadoras consideram importante a participação coletiva nesse processo, mas não se vêem como agentes ativos, pois consideram que a equipe gestora elabora o documento e apresenta à comunidade escolar e que o projeto de leitura/letramento nele presente é o que se destaca como orientador do trabalho escolar. Evidenciou-se discordâncias nas visões quanto a elaboração e aplicação do PPP o que demonstra a necessidade de reflexão por parte de todos (gestores, coordenadores, professores, famílias, alunos, auxiliares de educação) visando ao processo democrático de produção do PPP para que se torne identidade real da escola com o envolvimento de todos os sujeitos da comunidade escolar rompendo com a burocratização ainda presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons